É muito comum encontrarmos pessoas que tentam, por conta própria, realizar uma dieta para perda de peso e não conseguem eliminar 1g que seja. A maioria dessas pessoas não consegue se livrar dos quilos a mais porque possuem um conceito errado dos alimentos ditos como “saudáveis”.

Para que vocês não caiam em armadilhas, vou tentar desmascarar 10 deles para vocês:

 

1- Biscoito água e sal

dcd

Foto: Reprodução

Primeiramente, esse biscoito não é feito de água e sal! Ele contém muita farina de trigo branca (refinada e de alto índice glicêmico), açúcar, amido e gordura. Aceitando a ideia de que a composição de uma marca pode variar em relação à outra, a média é que 4 unidades do biscoitinho “água e sal” equivalham a 1 unidade do pão francês ou a 2 unidades do pão de forma. Deu pra entender? Definitivamente ele não é um amigo da dieta, pelo menos não em grande quantidade!

 

2- Bisnaguinha

erere

Foto: Reprodução

Tão fofiiiiinho e gostoso! Pois é, mas essa delícia é composta por farinha de trigo branca, açúcar e gordura hidrogenada, ou seja, pouco nutrientes e NADA de fibra. Se você AMA de paixão esse pãozinho, não precisa eliminá-lo da dieta, consuma 1 vez na semana e com moderação. A ingestão rotineira e excessiva deste alimento pode se relacionar a taxas de glicose sanguínea elevada, aumento da gordura corporal e agravo de fatores de risco.

 

3- Barrinha de cereal

kiki

Foto: Reprodução

Algumas barrinhas de cereal saem por aí “vestidas” de saudáveis, parecendo opções tentadoras e substitutas de um chocolate em barra. Podemos encontrar hoje no mercado barrinhas de torta de limão ou mousse de chocolate, por exemplo, que apresentam um valor calórico reduzido, porém a composição nutricional nem um pouco atrativa. Esses são cheios dos compostos artificiais, adoçantes, conservadores e aromatizantes. E não se enganem, eles também possuem gordura, carboidratos e quase nada de proteína.
Sim, existem barrinhas que fogem à regra! O importante é que vocês aprendam a interpretar um rótulo nutricional. Farei um post sobre leitura do rótulo, fiquem atentos!

 

4)Peito de peru

yuyuyu

Foto: Reprodução

Muitas pessoas correm do presunto e vão de abraço ao peito de peru. Acontece que essa não é uma troca tão em conta assim. Ambos fazem parte de um grupo alimentício denominado “embutidos”. Esses alimentos são compostos por carnes de animeis e pele. Sim, pele de animal (eca!). A sua composição nutricional também não é a das mais atraentes, possuem gordura e quantidade excessiva de sódio, além disso, a maioria ainda leva na sua fórmula aditivos químicos como conservantes, corantes e nitritos (substâncias que podem causar câncer se consumidos rotineiramente). Consuma-os com moderação! Uma boa opção de substituição é o atum em lata!

 

5)Gelatina

tytyt

Foto: Reprodução

Acho que todo mundo conhece pelo menos uma pessoa que inclui ou incluiu a gelatina como sobremesa diariamente. Quando o produto é diet, ele é rico em adoçante (embaixo eu falo mais deles), quando comum (sem ser diet) é rico em açúcar. Além disso, ambos contêm aromatizantes, corantes artificiais e todos aqueles nomes estranhos, mas que consumimos como se fossem totalmente seguros e saudáveis.

 

6) Sopas industrializadas (em pó) e temperos artificiais

trtrt

Foto: reprodução

Apesar de se mostrarem uma ótima alternativa para quem está sem tempo e não quer sair da dieta, as sopas e os temperos industriais são péssimas opções. Eu poderia citar inúmeros fatores para não consumi-las, mas vou me conter a um só, o PIOR de todos os problemas, os realçadores de sabor glutamato monossódico, que podem estar escondidos na lista de ingredientes como GMS ou MSG (monossodium glutamate, seu nome em inglês) é um vilão para a nossa saúde. Ele aumenta a resistência insulínica, ou seja, interfere no metabolismo da glicose no nosso organismo, por conta disso pode ser considerada uma substância obesogênica (sim, induz à obesidade) e além disso pode ser considerada cancerígena. Então só por esse motivo a sua sopinha leve ou o seu temperinho do “AMOR” caem por água abaixo. Então saiba onde você pode encontrar o GMS: refeições congeladas, enlatados, biscoitos, patês.. ou seja, tudo e qualquer produto industrializados. Por isso eu continuo insistindo, leiam a lista de ingredientes e saibam interpretar um rótulo.

 

7) Sucos de pozinho ou caixinha

eree

Foto: Repordução

Na maioria dessas opções a quantidade de açúcar é surpreendente. Acreditem, alguns sucos ultrapassam a quantidade de açúcar dos refrigerantes. E quando o adoçante substitui o açúcar, o problema não se minimiza por conta do excesso de substâncias como sódio, corantes, aromatizantes, ou seja, produtos químicos presentes. A melhor opção é sempre o suco natural, mas se houver necessidade de praticidade, hoje o mercado contém opções bem mais saudáveis (sem os aditivos químicos), porém não tão nutritivo quanto os feitos na hora, até porque muitos dos nutrientes são perdidos na pasteurização.

 

8) Kani (vulgo: salsicha do mar)

egege

Foto: Reprodução

Todo mundo acredita estar comendo carne de siri, quando na verdade está ingerindo uma mistura de carnes de diversos tipos de pescados, amido, açúcar, glutamato monossódico (olha ele aqui de novo) e o corante cochonilha – acho que essa é a pior parte – esse corante provém, nada mais, nada menos, do que de um INSETO (eca!). Não é prejudicial à saúde, nada que tenha comprovação até agora (a não ser em alérgicos), mas eu não curto a ideia, principalmente pelo fato do corante não acrescentar NADA ao alimento, só cor e, por mim, isso passa a ser totalmente desnecessário. Além disso, o sumo da beterraba poderia ser usado no local.

 

9) Chocolate

ch

Foto: Reprodução

Abril está chegando e o que mais encontramos nas lojas são os ovos de Páscoa. Acontece que a maioria dos chocolates expostos não apresenta a quantidade mínima de cacau para que seja considerado, de fato, um chocolate. O valor mínimo de cacau é de 25% para que um chocolate seja considerado “ao leite”. Ah, e vale ressaltar que o chocolate branco não é chocolate, ele é gordura e açúcar! Mas voltando ao chocolate preto, aqueles que possuem um teor de cacau significativos (acima de 50%), quando consumidos de forma moderada (costumo indicar 1 quadradinho), são benéficos à saúde. O cacau é uma excelente substância antioxidante, estimula a produção de serotonina (que dá a sensação de bem-estar) e pode até reduzir a pressão arterial.

 

10) Adoçantes artificiais

cafe

Foto: Reprodução

Esta não é uma regra para todos! Existem pessoas que requerem mais o uso do mesmo, como os diabéticos. Na verdade, não é que os diabéticos não possam consumir açúcar, mas eles devem evita-lo mais que qualquer outra pessoa. Eu sou “contra” os adoçantes por considerar o seu uso desnecessário. Costumo dizer que estamos perdendo o prazer de degustar os alimentos da forma em que nos são apresentados. O nosso paladar está doce demais e isso faz com que o açúcar presente nos alimentos já não seja suficiente. Os adoçantes artificiais, como o nome mesmo diz, são substâncias produzidas pela indústria e nada, nem um pouquinho, natural. Eles só não possuem calorias, mas também não apresentam nenhum benefício. Muitos estudos correlacionam o seu excesso ao início de doenças com Alzheimer, Parkinson e câncer.

Eu insisto em dizer que quanto mais natural e menos processado for o alimento, melhor. Então, que tal mudarmos a forma com a qual vemos e lidamos com a nossa alimentação? Que tal reduzir a quantidade do açúcar ou adoçante, gradualmente, até não necessitarmos mais dos mesmo? Sim, café puro não é impossível!

 

Espero que eu tenha ajudado vocês!