Os benefícios dos chás são imensos! Cada erva ou flor possui um benefício.

“- Meu filho, toma um chazinho que passa”. Quem nunca ouviu essa frase?

Muitos chás são conhecidos como “Ervas Medicinais” por possuírem propriedades funcionais e terapêuticas. Mas como prepará-los?

Essa é uma dúvida muito comum e que não segue uma regra única – a forma de preparo do chá também depende da erva ou flor usada, mas existem alguns critérios que a maioria dos chás seguem. São eles:

  • Sabe os chás de saquinho? Então, esqueçam eles! Eles podem reter algumas das propriedades funcionais mais importantes! O ideal é deixar a erva/flor em contato com a água quente (infusão) e depois peneirar ou comprar um infusor de chá (ele imita o chá de saquinho).

gggggg

Foto: Reprodução – Infusor de Chá

  • As ervas frescas ou secas (desidratadas) são mais eficientes do que o chá de saquinho também. Muitas vezes os chás de saquinho possuem antifúngicos e, por isso, não são tão interessantes.
  • A água para o preparo do chá deve ser aquecida e não fervida. Quando as primeiras bolinhas no fundo da panela começarem a subir, desligue o fogo
  • Infusão é a imersão de uma substância na água quente (com o fogo desligado). E é dessa forma que os chás devem ser preparados, ou pelo menos a maioria, porque existem as chamadas “ervas medicinais duras” que devem ser preparadas por decocção – Quando a água começar a ferver, devemos adicionar a erva dura na panela (com o fogo ainda ligado), abaixar o fogo e tampar o recipiente. A canela em pau é um exemplo de erva medicinal dura que deve ser preparada por decocção.
  • O tempo de infusão depende de cada erva e também do gosto do provador. Quanto maior o tempo de infusão, maior será o sabor, mas pode ser que o chá fique mais amargo também, tudo isso por conta dos taninos extraídos. Ah, é legal que a infusão seja abafada também. No geral a infusão dura cerca de 5 a 10 minutos.
  • De um modo geral, os chás devem ser preparados na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água. Mas é importante ressaltar que cada erva tem uma forma de agir na infusão e pode ser que exijam uma quantidade maior ou menor da erva.
  • As funcionalidades dos chás duram por 24h. Isso quer dizer que você pode preparar o chá, colocá-lo em um recipiente de vidro (ou algum livre de Bisfenol A), e manter na geladeira para consumir ao longo de 1 dia (não mais que isso, ok?). Podem ser consumidos quentes ou frios! Só não podemos reaquecer depois de frio, ok?

Existem chás calmantes, termogênicos, fiquímicos, mas nem todo chá serve pra todo mundo! O chá verde, por exemplo, pode não ser interessante para pessoas com tendência à pressão alta ou com hipotireoidismo. Por isso, antes mesmo de consumir algum chá, consulte seu nutricionista para que ele possa te indicar a melhor opção!

E aí, gostaram?